Atualmente,  você encontra muita informação sobre como anunciar nas redes sociais e essas informações revelam que ao investir em anúncios no Facebook, por exemplo, tudo acontece como mágica, correto?

Não se engane, não é somente isso.

Você até deve ter até ouvido de algum amigo que é bom anunciar, que já vendeu muito. Mas eu continuo repetindo. Não é somente isso que faz o seu produto ou serviço ter sucesso.

Não é fácil vender seu produto ou serviço todos os dias. Não espere moleza, se pensar assim é melhor parar de ler este artigo agora. Não vou te apresentar fórmulas mágicas.

Para vender todos os dias é necessário muita estratégia, muito planejamento, muito processo. É um processo evolutivo.

Outra coisa, você já deve estar cheio de saber que marketing é criar relacionamento. Mas eu te pergunto, como está o relacionamento DIGITAL com seu cliente?

Antes de falar sobre as 3 estratégias, eu preciso explicar sobre três pontos que toda empresa, negócio ou serviços precisa ter para utilizar a internet. Vamos a eles.

 

Ponto 1 – CONTEÚDO

Toda empresa precisa ter uma estratégia de conteúdo, seja um blog, um site ou até mesmo conteúdo no face. Essa estratégia deve estar alinhada com os outros pontos (aquisição e monetização).

Porém, não adianta possuir um blog ou um site com bastante conteúdo ou até posts na fanpage com milhares de curtidas e nenhum retorno, nenhuma conversão, concorda?

Pense. O que você posta diariamente na sua página do face ou até no seu perfil? Entenda que existe um público ocioso no Facebook, apenas  navegando sem nada pra fazer. Que tal esse público se deparar com um conteúdo que o atraia? Todo conteúdo deve possuir uma relação direta com seu produto, seus serviços, mas principalmente com a solução para o mercado. Todo conteúdo deve ajudar a resolver os problemas do seu público.

Por falar nisso, você sabe qual o problema do seu público?

 

Ponto 2 – AQUISIÇÃO DE CLIENTES

Esse ponto  é consequência direta do seu conteúdo.

Você precisa transformar alguém que não te conhece em um cliente.  Esse usuário estava navegando na web e se deparou com seu conteúdo. Como conquistá-lo?

Se o seu produto é digital, a estratégia é vender um produto de menor valor. Você  precisa obter a confiança de seu mais novo cliente. Claro que você adquiriu o e-mail desse cliente para que possa enviar novidades futuras com valores mais elevados.

Com um produto físico, o ideal é convidar para assistir a uma palestra sua ou um vídeo de treinamento. Em geral, esse usuário assiste ao seu vídeo, baixa o arquivo e pode receber de brinde um e-book cadastrando o e-mail dele em sua página.

Por exemplo, um corretor de imóveis pode oferecer o download de um arquivo com um checklist de “10 coisas que você precisa observar ao visitar um imóvel”.

Com esse processo você pode oferecer outros produtos de valor médio para ele.

Nesse processo é necessário fazer uma análise diária e ir escalando as ações, conhecendo, fazendo ajustes com o passar do tempo. Tudo isso de uma maneira segura, inteligente e lucrativa.

 

Ponto 3 – MONETIZAÇÃO

Essa etapa permite que você possa administrar seus clientes cativos. Oferecer outros produtos à eles. Produtos que preparem eles, que eduquem seus clientes. Ou simplesmente oferecer produtos do interesse de cada um deles. Lembre que eles já confiam em você, confiam na sua empresa.

De conhecimento dos 3 pontos, vamos às estratégias.

 

ESTRATÉGIA 01

DEFINIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL

Significa entender profundamente o problema de seu público. O que ele precisa resolver. As dúvidas que ele gostaria de tirar. Você precisa entender o medo do seu público.

Quando você define bem a situação atual, quando você consegue detectar a razão da situação atual do seu público, você pode trabalhar nele. Você precisar tirar o medo de seu cliente. Precisa fazer ele perceber sua preocupação.

Dando um exemplo claro.

Vamos supor que seu negócio é prestar consultoria em Coach. Você descobriu que o problema de seu público chama-se procrastinação.

Você precisa descrever a situação do seu público. As pessoas estão vivendo um completo ciclo de travamento. Eles têm as informações para implementar um projeto, tem conhecimento, sabem o que precisam fazer, mas não conseguem colocar as coisas em prática. Não conseguem ter uma rotina produtiva.

Lembra do corretor de imóveis e seu checklist? Você permite ao público conhecer seu potencial como corretor e ainda demonstra que entende do problema da maioria das pessoas que querem comprar ou alugar um imóvel.

Você agora vai entregar a solução para seu público no próximo passo.

 

ESTRATÉGIA 02

ENTREGAR A PRIMEIRA VITÓRIA

Então é isso, primeiramente você descobre o problema do seu público. Em seguida entrega a solução. Qual discurso você vai utilizar para entregar essa solução. Quais problemas você vai ajudar a resolver. Isso sem vender nada ainda.

Nessa etapa você prepara o CONTEÚDO baseado na DEFINIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL. Percebeu? Você entende bem o problema do seu público e deseja ajudá-lo.  Prepara o conteúdo. Vídeos, posts, banners, material para download gratuito como ebooks, checklist de ações. Pesquise em outros blogs, sites. Divulgue esse mesmo conteúdo que você encontrou em suas pesquisas. Poste sobre esse assunto diariamente.

Sabe o que vai acontecer? Você vira referência. Deixa eu te provar. Pense agora num amigo ou amiga sua que posta quase que diariamente um tipo específico de assunto, qualquer tipo. Entendeu? Essa pessoa virou referência pra você. Positiva ou negativa.

Portanto, se torne referência no seu negócio.

A partir do momento em que você ajuda seu público a resolver um problema, passe para a terceira etapa.

 

ESTRATÉGIA 03

CALENDÁRIO SEMANAL

Você precisa agora definir como vai organizar o conteúdo, um calendário de produção de conteúdo, produção de banners, de posts.

Cole um calendário feito à mão mesmo na parede em frente ao seu notebook e agende suas ações, seus estudos, suas pesquisas, sua produção.

Como ela vai ser? Diária? Semanal? Mensal?

É aqui que você vai dedicar boa parte do seu planejamento, da construção da sua estratégia. Defina com amor essa etapa, seja rígido com você mesmo. Vale a pena ver o projeto acontecendo, aos poucos. Seja persistente.

Conteúdo (situação atual, solução) campanha de aquisição dentro da jornada de seu público e depois as campanhas de monetização onde as vendas irão acontecer na prática.

Entenda. Todos os dias, pessoas vão entrar no blog, baixar ebook, comprar produtos de baixos valor, ter acesso a palestras, apresentações, vídeos convidando à palestras, à baixar aquele ebook, vendendo o produto principal.

É uma bola de neve que você vai gerar em cada um desses pontos, que vai gerar as vendas diárias. É lógico que no início as vendas não serão grandes, mas é uma construção.

A consistência vai permitir que TODOS OS DIAS pessoas terão opções de escolhas.

Mas é preciso transformar os leitores do seu blog, das suas postagens em clientes. Não adianta fazer uma boa aquisição e não transformar em monetização, que é transformar uma pessoa que dedicou uma primeira atenção a você em um cliente lucrativo.

Além de tudo isso, não adianta fazer apenas uma vez. Tem que ser todos os dias, todos os meses e pra sempre. Tem que haver uma dedicação recorrente.

É isso! Tomara que você tenha entendido todo o processo. Tomara que eu tenha ajudado.

No mais, você pode fazer tudo isso sozinho, ou pode entrar em contato comigo para que eu possa te ajudar.

Fique à vontade e boa sorte!

 

 

Fonte: baseado no post marketingcomdigital.com.br by Natanael Oliveira