Como fazer banners para redes sociais

Como fazer banners para redes sociais

Qual o tamanho de uma arte para WhatsApp, Face e Insta?

Como fazer o texto? Como deve ser a arte? Como mandar o recado de forma que seu público entenda sem ter que dizer “que bagunça, não sei nem por onde começar a ler”.

Claro, eu sei que você vai dizer que é preciso colocar todas essas informações no banner. Será mesmo? E se for, tem como organizar e fazer a leitura ser agradável?

Algumas dessas perguntas têm respostas lógicas, outras necessitam de uma explicação mais direta. Vamos lá.

Talvez muito de vocês que leem esse texto não possuem prática em algum software de edição eletrônica como Corel Draw, Illustrator ou Photoshop, mas pelo menos quando for criar o conteúdo do banner para seu amigo designer fazer, deve saber ao menos como construir esse conteúdo. Então vamos là.

Dividi em 03 áreas

  1. Conteúdo (Textos, ícones
  2. Composição da imagem
  3. Dimensões (tamanho dos banners)

 

1. CONTEÚDO (TEXTO, ÍCONES)

  1. Seja direto, sem muito texto, tente enxugar o máximo, ponha-se no lugar do seu leitor. Pense que todo material feito para redes sociais deve enviar a mensagem de forma direta e rápida. Isso evita até a necessidade em dar um zoom na imagem para vê-la melhor. O que realmente importa nesse banner? Quais palavras definem exatamente o recado que estou passando? Siga essas dicas:
    • Defina o título do seu banner (ex: “Baile de formatura 3ºRÃO”, “Coach, você realmente sabe o que é?”, “Chocolate da Côca, prove e aprove”, “Sua casa precisa disso”)
    • O texto que reforça o título do banner, deve despertar a curiosidade do espectador, então “perca” um pouco de tempo para pensar. Escreva um monte de frase e vá reformulando até achar a frase que vai “vender seu peixe”. Não tenha tanta pressa, isso pode prejudicar o recado, porque no início você vai achar que tudo o que você escrever é importante. Será mesmo?
    • Se possível escreva os benefícios do que você oferece em formato de tópicos. Facilita a leitura e o entendimento;
    • Se for necessário realmente inserir muito texto, divida ele em partes, por exemplo, com um fundo de cor diferente.
    • Insira os dados dos contatos antes do rodapé com os nomes, telefones e/ou url do site para mais informações.  Não precisa colocar o nome FACEBOOK, INSTAGRAM ou WHATSAPP, insira o ícone dessas redes sociais com o nome de cadastro nessas redes;
      Ex:
      ico_facebook_50x50 @meuzentgalvao
    • Deixe o endereço e logomarca para o rodapé do banner, preferencialmente dentro de uma barra destacando e separando do resto do conteúdo.

2.COMPOSIÇÃO DA IMAGEM

  1. É a parte que chama a atenção de seu cliente. Precisa ser muito bem pensada. Vale a pena repetir para que você tenha paciência também nessa composição.
    • IMAGEM
      • Caso o banner seja composto apenas de imagem, pesquise ou oriente seu designer que a imagem não atrapalhe a leitura do conteúdo. Posicione o texto em áreas que possam ser de fácil leitura.
      • Se possível edite a imagem para gerar mais áreas onde o texto possa ficar.
      • Normalmente eu gosto de editar o fundo dividindo em espaços para o texto informativo. Dessa forma o conteúdo fica separado fazendo com que o leitor veja cada área objetivamente. Mas isso não quer dizer que para cada tópico deve ser colocado um fundo de uma cor diferente, isso de forma alguma. Mas o conjunto de tópicos sim;
    • CORES
      • Sobre as cores a serem escolhidas, corra sempre em direção aos tons pastéis, são as cores da web. Facilitam bastante a leitura. Até porque você não vai querer causar mal-estar nos que sofrem de enxaqueca ao olharem para seu banner né?
        telecon_WHATSAPP

3.DIMENSÕES (TAMANHO DOS BANNERS)

Para ser melhor visualizado, é interessante que as dimensões sejam diferentes. Isso facilita e muito na hora em que o usuário clicar na imagem sem precisar dar um zoom em todo o conteúdo. Claro, somente no que estiver em menor escala como endereço, site, face, insta. Na sua maioria informações desse tipo.

  1. WHATSAPP – 720 x 1280 pixels.
    O formato deve ser vertical, retrato. É interessante observar que a imagem que o usuário verá no smart é um quadrado, então em alguns casos, se puder colocar o título principal no meio-vertical do banner você ganha alguns pontos com isso.
    visualizacao-whatsap BANNER-whats-meuzent-galvao-novo
  2. FACE e INSTA – 1280 x 1280 pixels
    Para essas duas redes sociais eu utilizo o formato quadrado. Ou seja, reedito a arte que fiz para WhatsApp nesse outro formato. Faço o redimensionamento pela largura.
    dança-do-ventre-abr2017-FACE dança-do-ventre-abr2017-WHATS

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  1. Leide Isabel

    Cada dia sua arte fica mais refinada. Aprimorada. Aristóteles escreveu que “nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito. ” parabéns, você está buscando a perfeição. Os banners estão mais lindos a cada produto.

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