Tudo o que sua empresa precisa é vender ok?

Sim! É tudo o que ela precisa!

Mas pense comigo, vender é uma ação que pode acontecer apenas uma vez para o interessado no seu produto ou serviço. É isso que você quer para seu negócio? O correto mesmo não seria cativar seu cliente? Pra sempre?

Ele precisa entender que sua empresa, que seu negócio, que VOCÊ é experiente nessa área. Ele precisa confiar em você. Ele precisa lembrar de você sempre que pensar no seu produto e até indicar quando alguém perguntar sobre o que sua empresa vende.

Deixa eu te fazer uma pergunta: Você ou alguém que você conhece possui um médico de confiança? Um que você não deixa por nada? Como você conheceu esse médico? E quem te indicou, como conheceu ele? E a pessoa que indicou, como conheceu?

Percebeu? É sempre assim, você indica alguma coisa quando conhece, quando constrói um relacionamento de confiança.

Pois bem, esse é o verdadeiro motivo da existência de seu blog. Construir uma relação de confiança com seu pretenso cliente. Dessa forma, toda vez que ele possuir alguma dúvida, vai acessar seu blog, vai procurar o seu negócio.

Lógico que existem muitas outras ações dentro dele que você precisa fazer. Por exemplo, é necessário que todo artigo leve seu cliente a alguma ação. Uma compra, uma inscrição, um download, um e-mail com dúvidas.

O que escrever no seu artigo?

Mas vamos ao foco do artigo. O que escrever  nos seus artigos?

Normalmente a vontade que dá é falar sobre seus produtos, sobre sua empresa, etc. Mas deixa eu te fazer uma pergunta: O que SEU cliente quer ler? O que ele deseja realmente encontrar? Se você sabe, comece seu texto agora.

Deixa eu continuar com o exemplo que tomei  nesse artigo sobre uma empresa de buffet. Vamos supor que com sua experiência, notou que a maioria de seus clientes têm dúvidas sobre como calcular a quantidade de salgadinhos e doces para seus convidados.

Bingo! Seu artigo deve falar sobre isso. O segredo em como escrever um artigo que venda deve ser dividido em 5 dicas:

  1. Objetividade
    • Todo texto deve ter a intenção de responder à uma objeção. Deve tirar dúvidas, aconselhar. Ex: Porque é importante calcular a quantidade de salgadinhos e doces para sua festa?
  2. Clareza
    • Qual o argumento chave desse artigo? Seu texto deve trabalhar num ponto específico. Qual o argumento que você está respondendo ao seu cliente?
  3. Consistência
    • Esta parte do texto deve conter dados ou exemplos. Sua empresa deve possuir exemplos de clientes que aparecem reclamando de não saber calcular ou de alguma empresa que calculou errado essa quantidade de guloseimas. Ou até dados que você possa pesquisar na web. Ex: “…grande parte dos clientes que nos procura, reclama de que em dado momento da festa faltaram salgadinhos ou refrigerantes e em alguns casos precisaram correr pra comprar o que precisavam em alguma padaria do bairro.”
  4. Objetivo
    • O que você quer que o leitor faça ou qual sentimento vai ser despertado, depois da leitura do artigo? Você precisa se convencer de que o texto está lindo e te emociona.
  5. Tempo
    • Separe o texto por tópicos, isso ajuda a leitura. O público pode ir direto naquele tema que mais o interessa.
  6. Resumo
    • É a conclusão do seu artigo. Nessa etapa do texto você deve fazer um fechamento chamando seu cliente para entrar em contato caso tenha dúvidas ou queira uma consultoria pessoal. Essa parte final do artigo pode também chamar para executar alguma ação. Fazer um download de algum arquivo com dicas, onde o leitor necessite cadastrar o email para recebê-lo ou um formulário logo abaixo do artigo onde o leitor possa fazer alguma pergunta.

Dicas extras

  1. Título do artigo – Deve ser direto e deve possuir palavras-chave mais digitadas nas ferramentas de busca. Para descobrir essas palavras-chave, você pode utilizar o Google Trends. Nele você pode digitar várias frases que fazem parte do assunto a ser escrito e utilizar a que é mais digitada.
  2. Conteúdo – Também deve possuir palavras-chave. Isso facilita o posicionamento no nas ferramentas de busca.
  3. Imagem – Pesquise uma imagem que condiz com o artigo. Pesquise com calma e obtenha a melhor imagem para seu artigo.
  4. Artigos – Crie um artigo para cada produto ou serviços da sua empresa. Isso fortalece ainda mais a ideia de que você possui conhecimento profundo sobre seus produtos fazendo com que seus cliente acreditem e confiem mais em você.

Torço para que essas dicas te ajudem a criar o melhor artigo para que você conquiste mais clientes e prolongue o relacionamento entre vocês. Nos artigos posteriores darei dicas específicas de como fazer um artigo que chame para uma ação específica no seu blog.

Caso tenha alguma dúvida ou se desejar uma consultoria presencial, entre em contado através do formulário abaixo.